http://nalupa.com/africa-livre-05-o-imperio-songhai/
"Se alguém é obrigado a deixar seu país por causa da indigência e da miséria, que venha em Djenne e encontre aqui fartura e riqueza, de modo que possa esquecer sua terra natal... Que esta cidade tenha mais estrangeiros que nativos". Trecho de uma oração atribuída a Konboro, Rei de Djenne, no apogeu do Império Songhai.
terça-feira, 17 de junho de 2014
SONNI ALI BER
O primeiro imperador de Songhai foiSonni Ali Ber (imagem que ilustra este podcast), que reinou por volta de 1464 a 1493. Como os reis de Mali, Ali era um muçulmano. No final de 1460, ele conquistou muitos dos estados vizinhos do Songhai, incluindo o que restava do Império Mali. Sonni Ali rapidamente se estabeleceu como o mais formidável estrategista, militar e conquistador do Sahel.
Ele anexou a cidade de Tombuctu – centro intelectual da região – em 1468, depois que os líderes islâmicos desta solicitaram a sua ajuda para expulsar ostuaregues que haviam tomado a cidade após o declínio do Mali. Já a conquista de Jenné foi mais difícil. Ali só conquistou esta rica e bela cidade depois de um cerco persistente de sete anos, incorporando-a ao seu vasto império em 1473. O sucessor de Ali, Askia Muhammad I, ampliou e fortaleceu o império, tornando-o o maior Estado na História da Africa ocidental. A padronização de regras para as relações comerciais e uniformização do sistema de impostos foram medidas estabelecidas em seu reinado.
http://nalupa.com/africa-livre-05-o-imperio-songhai/
http://nalupa.com/africa-livre-05-o-imperio-songhai/
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário